É preciso empatia para uma convivência harmoniosa sem esquecer que o barulho em condomínio pode atrapalhar o vizinho
Vira e mexe um assunto sempre vem à tona quando se trata de apartamentos: como evitar os barulhos em condomínio? Por mais atento que o morador possa ser, é inevitável, e uma hora ou outra produz um ruído que pode incomodar o vizinho.
Antes de citar os cuidados e aquilo que o morador precisa se atentar para evitar tal transtorno, é preciso saber que a vida em condomínio requer paciência e empatia.
É lógico que há limites para aquilo que vai além das regras estabelecidas, porém, é preciso tentar relevar algumas coisas para não entrar em colisão com os vizinhos e nem se tornar aquele morador que reclama sempre.
Por isso, tudo precisa ser avaliado e ponderado e, se o fato realmente passar dos limites, está no direito do morador de cobrar o cumprimento das regras.
Para manter uma relação harmoniosa no condomínio, algumas atitudes simples podem ajudar a evitar barulhos desnecessários. Uma opção ótima é distribuir tapetes ou carpetes pela casa, eles abafam o som diminuindo o ruído, além disso, também são a solução para evitar os barulhos de salto alto, do cachorro passeando pelo apartamento entre outros sons.
Barulho
Se o problema é o som alto da televisão, uma opção é instalar painéis, assim evita o ruído reverberar na parede. Lembre-se que você vive em condomínio por isso, é necessário seguir as regras e, primeiro, ter bom senso.
Outro problema muito comum em relação aos barulhos em condomínios e que geram sempre discussão são as obras. Os ruídos gerados pelos impactos podem incomodar o vizinho.
Ao realizar reformas, primeiro, converse com o síndico e defina uma programação conforme as regras do condomínio, geralmente, as obras são permitidas em horários comerciais e fora dos fins de semana. Se for o caso também, converse com o vizinho, o diálogo é a melhor solução nesses momentos.
Os condomínios também contam com regras para utilização dos salões de festa e dos playgrounds. Utilize os espaços nos horários indicados e, se for passar das 22h00, diminua o volume do som e peça a compreensão dos convidados.
Pandemia
Durante a pandemia do coranavírus, o isolamento social forçou as pessoas a passarem mais tempo nos apartamentos com crianças, idosos e aqueles que estão trabalhando em seu home office. Naturalmente a tensão fica maior entre as pessoas e qualquer ruído pode gerar atrito e incomodar a vizinhança.
As orientações são sempre valiosas e ajudam os moradores a lembrarem de algo que sempre pode passar despercebido quando o assunto são os barulhos em condomínio. Entretanto, não custa reforçar que nada disso adianta se o morador do condomínio não fazer o exercício de se colocar no lugar do vizinho.
Mas, problemas podem ocorrer, excessos também, eventualmente, por isso, busque o diálogo. Converse também com o síndico para ele lembrar os moradores da necessidade de cumprir as regras e manter o bom senso.
Confira outros temas em nosso Blog e siga a Cavazani nas Redes Sociais.
Conheça nossos empreendimentos e more no que é seu!