A arte de decorar ambientes integrados

A arte de decorar ambientes integrados

Casas e apartamentos com conceito aberto, vem ganhando espaço e é ideal para quem gosta de reunir amigos e familiares com conforto.  

Além de  tornar os imóveis práticos, os ambientes integrados contribuem para aquela sensação de cômodos mais amplos.  

Todos esses benefícios são bem-vindos, mas decorar um lar com esse conceito pode ser um desafio para quem encara esta tendência. 

Tudo junto e misturado 

A ideia de ambientes integrados é permitir um melhor convívio familiar e social. Porém, não podemos deixar de lado a questão da privacidade. Portanto, este tipo de ambiente tem limites, que não permitem um projeto que o integre totalmente. 

Para juntar todo mundo, sem perder sua privacidade é essencial pensar numa decoração com espaços bem demarcados, em que os moradores consigam criar áreas separadas para determinadas atividades. Vamos às dicas? 

Decoração é o limite! 

Uma alternativa bem econômica para a separação das áreas de ambiente integrados são mobílias que podem ter mais de uma função. Dica: use estantes vazadas ou aparadores para  delimitar a sala de estar. Esse tipo de mobília é fundamental para esconder e suavizar as costas do sofá. 

A forma mais simples de delimitar espaços integrados é usando a própria decoração. Aposte na criação de  identidades visuais distintas para cada um dos cômodos. Além de dar personalidade ao seu lar, será possível deixar bem claro onde um espaço começa e termina. Dica: use e abuse de pinturas setorizadas, com cores e estilos diferentes para “dividir” os cômodos. 

Outra forma simples e chique de delimitar os espaços integrados são os tapetes, que funcionam como peças estratégicas para separar os ambientes. Ideais para definir as áreas sociais da casa, como sala de estar e uma sala de jantar, por exemplo. Dica: Atente-se em tapetes com proporções adequadas para que fiquem bem posicionados no espaço que você deseja demarcar. 

A última dica, mas que mexe um pouco mais no bolso é a escolha de pisos diferentes para separar os espaços. Dica: use porcelanato na cozinha e madeira na sala. Eles dão um toque moderno e deixam o ambiente bem delimitado com a mudança de piso.