Como se adaptar a vida em condomínios

Viver em comunidade tem altos e baixos. A convivência em condomínios, não seria diferente. É uma grande oportunidade para fazer novos amigos e viver boas experiências, isso ninguém nega. Mas também há chances de se deparar com dificuldades, chave para desenvolver a resiliência e uma harmoniosa convivência. Tudo vai depender da postura dos moradores.

Sumário

Decoração com móveis versáteis e multiúso

Morar em apartamento ou casas em condomínio fechado exige discernimento e respeito às regras. Veja nossas dicas de como adaptar a vida em condomínios.

Viver em comunidade tem altos e baixos. A convivência em condomínios, não seria diferente. É uma grande oportunidade para fazer novos amigos e viver boas experiências, isso ninguém nega.

Mas também existem oportunidades de se deparar com dificuldades, chave para desenvolver a resiliência e uma harmoniosa convivência. Tudo depende da postura dos moradores.

Pequenas atitudes no dia a dia influenciam a boa convivência e qualidade de vida de todos. A harmonia e respeito entre vizinhos e funcionários fazem toda a diferença na rotina do condomínio.

Você pode contribuir para um ambiente mais saudável e leve. Um local onde geralmente famílias estão separadas por pequenos espaços, dependendo do ambiente, exige empatia.

Para colaborar com a segurança, evite facilitar a entrada de pessoas desconhecidas no condomínio sem a devida autorização e de maneira alguma abra o portão de entrada para pedestres ou veículos desconhecidos.

Como demonstração de respeito, não faça barulho após o horário de silêncio estabelecido e respeite as normas do condomínio.

Um convite à reflexão: mesmo no horário permitido, tenha bom senso. Fique atento para não incomodar os vizinhos a sua volta com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.

Nos elevadores, seja cordial e cumprimente as pessoas ao entrar e sair. Espere que as pessoas saiam do elevador para você poder entrar.

Jamais jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros lixos pela janela do apartamento. E ao dispensá-lo no local adequado, é importante ensacar bem! Para evitar cheiro forte.

Muitos condôminos têm “dor de cabeça” na hora de estacionar os veículos. Por isso fique sempre atento para estacioná-los de maneira correta na vaga. Respeite os limites das faixas com espaço para os demais carros. Isso evitará conflitos.

Pelo bem-estar de todos, não utilize sua vaga como depósito. Caso precise de um local para armazenar pertences, procure pelo zelador, gerente ou síndico do condomínio.

Antes de reclamar de um vizinho, avalie se você não comete os mesmos erros. Procure conversar sempre de forma pacífica, com ponderação e sensatez.

Atenção!

Se tem filhos pequenos é fundamental ensinar as regras do condomínio. Assim vão aprender a conviver em sociedade desde cedo, respeitando as normas e todas as pessoas igualmente.

Para que as crianças possam se divertir sem atrapalhar outros moradores, prefira carpetes emborrachados e tapetes nas áreas onde brincam. Assim evita a propagação de ruídos.

Antes de fazer uma reforma é necessário consultar o síndico ou gerente do condomínio para verificar se o reparo não entrará em conflito com as estruturas do empreendimento.

Por fim, vamos falar sobre bichos de estimação: na maior parte dos condomínios, cães e gatos são bem-vindos. Mas fique atento, animais devem ser transportados somente pelo elevador de serviço.

Cuide bem do seu “amigo” e o controle para que o barulho não perturbe os vizinhos, especialmente em horários de descanso.

Lembre-se, o seu direito termina quando começa o do próximo, por isso, tente cumprir as regras e evitar problemas que podem gerar aborrecimento para você e outros moradores do condomínio.

O ambiente é uma extensão da sua vida e, é nele, que você irá passar os momentos mais agradáveis da vida ao lado de sua família.

Confira outros temas em nosso Blog e siga a Cavazani nas Redes Sociais.  

Conheça nossos empreendimentos e more no que é seu! 

Sumário

Pular para o conteúdo