Amortização do financiamento imobiliário para quitar o imóvel antes do tempo

Amortização do financiamento imobiliário para quitar o imóvel antes do tempo

Amortização do financiamento imobiliário para quitar o imóvel antes do tempo 

O sonho da casa própria sempre vem acompanhado de um carnê com boleto para pagar pelos próximos 30 anos, ou seja, parcelas a perder de vista. Entretanto, tem um jeito de reduzir esse prazo e quitar o imóvel antes do previsto. 

Esse é o papel da amortização, uma modalidade na qual o cliente antecipa o pagamento de parcelas. Ao fazer isso, o mutuário reduz não só o valor total da dívida como também dos juros.  

Como posso fazer a amortização o financiamento? 

O financiamento faz com que a dívida no banco represente não só o valor emprestado para pagar o imóvel, como também os juros que vão se acumulando durante o período de pagamento. A realidade é que são 30 anos de juros sobre juros. Portanto, a amortização significa fazer o pagamento antecipado do saldo devedor e pagar menos juros, diminuindo o valor final da dívida. 

Para fazer um bom plano de amortização é essencial ter disciplina, além de uma boa organização financeira. Valores referentes a bônus salarial, 13º salário, horas extras ou participação nos lucros são ótimos para ajudar na amortização da dívida.  

Outro coringa para a amortização é o uso do seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A maioria dos bancos só permite que o FGTS seja usado para pagar até 80% do financiamento. Além disso, se o comprador já usou o saldo do FGTS para a compra do primeiro imóvel, os valores do fundo poderão ser disponibilizados uma vez por ano para a quitação parcial. 

Caso o seu financiamento foi realizado pela Caixa, você pode realizar simulações de amortização, além de solicitações, acompanhamento e manutenção de contratos de financiamento imobiliário através do aplicativo Habitação Caixa. Saiba mais em: https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/habitacao/Paginas/default.aspx

É melhor diminuir o valor das parcelas ou tempo de dívida? 

Existem duas formas de fazer a amortização: encurtar o tempo da dívida com aportes mensais ou encolhendo os valores das parcelas. 

A opção por um desses modelos de amortização depende do objetivo do comprador do imóvel – terminar de pagar logo ou pagar parcelas menores – e do perfil dele. Caso o mutuário tenha dificuldade de manter o orçamento familiar, o modelo mais recomendado é a redução do valor das parcelas. Porém, se ele tiver o perfil de quem consegue manter todas as contas em dia, aí pode apostar na diminuição do tempo da dívida”. 

Geralmente, os bancos costumam oferecer simulações de amortização, mas caso queira iniciar esse processo antes das propostas da instituição procure sua agência e veja como programar esse processo. Porém, fique atento quando for pagar e veja se a modalidade escolhida atende sua expectativa. Lembrando que a amortização do tempo da dívida é aquela que representa a redução do prazo de pagamento.