Vira e mexe o dinheiro acaba se tornando tema central das relações, seja pela falta dele ou pelo uso que o casal irá fazer ao longo do tempo. Por isso, tratar do assunto da maneira mais natural possível pode ajudar o casal a se planejar junto para investir no futuro e, assim, criar uma relação saudável financeiramente. Desse modo, será mais fácil lidar com os impasses ao longo da vida.
Não dá para encarar o relacionamento com cada um controlando as próprias contas ou pensando no próprio investimento em detrimento do sonho do cônjuge. Ao ter uma vida a dois, é preciso pensar juntos, traçar metas juntos e investir juntos. Isso fará toda diferença para o casal a longo prazo. É como diz o título do livro de Gustavo Cerbasi: “Casais inteligentes enriquecem juntos”.
Planos financeiros
O casal precisa construir planos financeiros em comum e uma relação a dois já é meio caminho andado para isso, pois são dois salários, duas maneiras diferentes de lidar com dinheiro e duas pessoas diferentes pensando em como investir o dinheiro. Esse é o princípio para que juntos consigam fazer um planejamento para os próximos anos e, dentro disso, valorizar a ideia de cada um, para que possam investir e gradualmente construir os sonhos do casal.
Primeiro o casal precisa pensar na independência financeira e criar uma reserva de emergência. São os passos iniciais e essenciais para começar a construir um futuro a dois e que se encaixa em qualquer situação. A reserva de emergência é o colchão de segurança para qualquer casal. A partir daí, é possível traçar outros planos. Mesmo que a situação não seja favorável, comecem progressivamente, fazendo a reserva de emergência e deixando outros sonhos no horizonte.
Defina metas
Após uma quantia suficiente para suprir eventuais necessidades e surpresas, será possível começar a guardar dinheiro para os sonhos do casal. Assim, com o tempo, os dois poderão aplicar o dinheiro na compra de um apartamento, realizar aquela viagem dos sonhos, entre tantas outras coisas que podem ser feitas pelo casal.
Dessa maneira, será possível crescer juntos seguindo um mesmo caminho quando o assunto é realizar os sonhos do casal. E, quando os sonhos são alcançados, com certeza abrirá caminho para outros desejos. Importante lembrar que investir juntos não significa abdicar dos sonhos e da própria individualidade.
A questão é que a partir da conversa, da união e das metas bem definidas, qualquer coisa após isso fica mais fácil e mais feliz. Tudo bem conversado e definido por ambos.
Evite cair na rotina e permitam-se comemorar as conquistas, desde as mais pequenas até as maiores. Momentos como esses farão com que os dois saiam da rotina e possam celebrar a prosperidade de seus planos, afinal, casal feliz investe junto.
Confira outros temas em nosso Blog e siga a Cavazani nas Redes Sociais.
Conheça nossos empreendimentos e more no que é seu!