Cinco dicas incríveis para acabar com os gastos por impulso

Cinco dicas incríveis para acabar com os gastos por impulso

Quem nunca saiu de casa para comprar uma coisinha e voltou para casa cheio de sacolas? Ou aproveitou uma promoção incrível da Black Friday para acabar com o limite do cartão de crédito?

Não entre em pânico. Todo mundo já passou por experiências como essa. É por essa razão que trazemos cinco dicas essenciais para que você consiga controlar a impulsividade na hora de gastar e torne sua vida financeira saudável para conquistar seus sonhos.

1º mandamento: não use cartão de crédito como se não houvesse amanhã

Evitar compras por impulso é uma das formas mais eficientes para economizar. Ter um bom limite de cartão de crédito pode ser um perigo, pois pode dar a impressão de que não gastou tanto assim. É preciso criar o hábito de controlar as compras feitas no cartão, para que tenha reais condições de pagar o que comprou. Fuja da armadilha dos parcelamentos infinitos, geralmente os maiores vilões na organização e controle de suas contas.

2º mandamento: Não caia no conto das promoções

Quem não gosta de uma promoção e já comprou coisas que nem precisava só porque estava barato? Pois bem, consumir de forma consciente é a chave para manter as finanças em dia. Então, quando vir uma promoção, pare e pense: eu realmente preciso adquirir isso? Se não for algo urgente, deixe para outra ocasião para não deixar as contas no vermelho.

3º mandamento: Defina seus sonhos e saiba a hora certa de comprar

Quando gerenciamos melhor nossas finanças, conquistar nossos sonhos/objetivos fica bem mais fácil. Por isso, coloque no papel os sonhos que gostaria de realizar no curto, médio e longo prazo. Quando você visualiza seus objetivos e o que precisa para realizá-los, fica mais fácil deixar de gastar dinheiro com compras supérfluas.

Por isso que a independência financeira está diretamente ligada em saber a hora certa de gastar. Gostou de alguma coisa? Não compre na hora. Espere pelo menos um dia e veja se realmente é algo necessário. Esperar pode te mostrar que iria cair na barca furada de mais uma compra por impulso.

4º mandamento:  Saiba em que pé estão suas finanças

Evitar compras por impulso e controlar gastos passa por saber de cor e salteado em que pé estão suas finanças. Use e abuse de aplicativos de gerenciamento financeiro como aliados ou da boa e velha planilha de Excel. Não importa o método, mas o importante é criar o hábito de acompanhar o que entrou e saiu da sua conta-corrente e do cartão de crédito. Além de saber disso, preste atenção aos tipos de gastos e veja se as despesas em áreas que não são prioritárias para o seu orçamento estão acima do esperado. Se tiver, hora de colocar o pé no freio.

5º mandamento: Invista seu dinheiro

Um bom método para conter os gastos por impulso é investir o dinheiro que sobra no seu orçamento. Quando você aplica essa quantia como reserva, evita a tentação de gastar aquilo que sobrou em compras que não são importantes ou necessárias. Como o dinheiro será aplicado, não ficará disponível facilmente. Então fica mais fácil não gastar nesses rompantes consumistas!

A melhor forma de controlar gastos por impulso é assumindo as rédeas da sua vida financeira. Isso vai garantir que você terá recursos para alcançar seus objetivos de vida sem precisar sofrer com o aperto financeiro.