Como comprovar renda para um financiamento

Como comprovar renda para um financiamento?

Financiar um imóvel sem ter carteira assinada pode ser um pouco mais difícil, afinal, quem é CLT consegue comprovar renda mais facilmente.  Porém, há diversas alternativas para você que é autônomo conseguir realizar o sonho da casa própria, confira!

Primeiramente, para conseguir o financiamento é entrar em contato com os bancos e saber quais as possibilidades que as próprias instituições oferecem aos autônomos.

A princípio, os bancos informam quais os documentos aceitos no processo para solicitar o crédito. Normalmente, são avaliados de três a seis meses dos seus rendimentos.

Extrato Bancário  

Geralmente não são suficientes para o banco. É provável que você precise apresentar outros documentos complementares.

Mas, na hora de pedir o financiamento, leve-os! Uma dica de ouro é reunir toda a sua renda em um único local. Dê preferência ao banco onde pedirá o financiamento.

Caso também receba dinheiro em outras contas, ou à vista, faça transferências e depósitos para juntar todo o valor no mesmo extrato.

 Imposto de Renda 

Mesmo as movimentações que não aparecem no extrato bancário vão compor a declaração de renda e devem te ajudar a conseguir o crédito no banco. Como o IR representa sua renda anual, fica mais fácil liberar o financiamento para comprar seu imóvel.

Cadastro Positivo 

É uma espécie de banco de dados do Serasa que reúne informações sobre empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, além do seu histórico de pagamento de contas.

Apresentar um bom perfil nesse cadastro mostra ao banco que você tem menos chances de se tornar inadimplente.

Comprovante de trabalho autônomo 

Alguns exemplos são:

. alvará de funcionamento;

. registro da empresa ou da MEI (microempreendedor individual);

. contratos e recibos.

Documentos relacionados à participação em cooperativas, sindicatos e associações profissionais também podem ser utilizados.

Além disso, são úteis os comprovantes de contribuição do INSS (instituto nacional do seguro social) e do ISS (imposto sobre serviços).

Decore 

A decore precisa ser emitida por contadores profissionais. Eles fazem uma análise de alguns documentos referentes aos ganhos no trabalho e redigem uma declaração para comprovar a renda do autônomo.

Essa documentação passa pela fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade, por isso, é indispensável procurar um profissional regularizado.

O processo parece complicado, mas posso garantir que fica muito fácil quando você encontra uma Construtora que te orienta e segue com você, passo a passo nessa jornada.

A Cavazani vende através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, e possui uma equipe especializada para te ajudar na apresentação dos documentos corretos para obter seu financiamento.

Conheça os empreendimentos e a equipe da Cavazani, e more no que é seu!

Siga a Cavazani nas Redes Sociais  e fique por dentro das novidades.