Comprar uma casa é a realização de um grande sonho: mas devo comprar ou alugar um imóvel? Entenda porque é melhor investir em um imóvel próprio e fugir do aluguel.
Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas faz. Existem aquelas que defendem o pagamento do aluguel e as que preferem adquirir a casa própria. Tudo vai depender da sua renda e dos projetos pessoais de longo prazo. Mas, sem dúvida, comprar uma casa ou apartamento proporciona estabilidade, sem contar na valorização do imóvel.
Porém, viver pagando aluguel é algo que, definitivamente, a maioria das pessoas não desejam. Afinal, aluguel é um dinheiro que vai e não volta, sem contar nas inúmeras dores de cabeça que podem aparecer durante um contrato de locação. No caso das famílias de baixa renda, comprar um imóvel é ainda mais interessante. E vamos explicar o porquê.
Viver de aluguel? Nem pensar!
Quem defende viver pagando aluguel é porque prefere investir o dinheiro para ter rentabilidade. Essa é uma opção para aquelas pessoas que podem guardar uma quantia alta e que tem uma renda confortável.
Só que isso não faz parte da vida da grande maioria dos brasileiros que gasta praticamente 30% da renda com aluguel. Por isso, para as famílias de baixa renda, comprar um imóvel é uma grande vantagem, até mesmo pelas facilidades que existem atualmente, com apartamentos na planta, por exemplo.
Vantagens com o programa Casa Verde e Amarela
Entre as vantagens na aquisição está o financiamento. Usar o programa do governo federal Casa Verde e Amarela (que substituiu o Minha Casa Minha Vida) faz uma grande diferença no valor das parcelas, principalmente, para as famílias de baixa renda que desejam comprar um imóvel de até R$ 264.000. Nesse valor, as famílias, dependendo da renda mensal, conseguem um subsídio de até R$ 47.500. Usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é outra vantagem para o trabalhador brasileiro, que consegue abater o valor da entrada do financiamento, diminuindo as prestações do imóvel.
Um imóvel próprio é um investimento seguro que, com o tempo, tende a contribuir com a valorização do imóvel, considerando que o mercado imobiliário é bastante concorrido e está em constante processo de movimentação. A estabilidade é outra vantagem. Sob o aspecto da moradia, os familiares ficam mais tranquilos por saberem que têm uma casa própria para morar, por mais que o pagamento das prestações se estendam por 30 anos. Você estará pagando aquilo que é seu.
Quando você opta por comprar uma casa ou apartamento, já conhece as condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela. Apesar de ter um comprometimento exato com o aluguel, você sofre com reajustes periódicos de aluguel, condomínio e IPTU, que aumentam todos os anos por conta da inflação, o que é uma desvantagem nesse aspecto.
Comprar ou alugar?
Ter um lugar para chamar de seu pode ser mais inteligente, além de trazer benefícios no futuro com um patrimônio seguro.