Cuidados com a eletricidade

Cuidados com a eletricidade

Cuidados com a eletricidade

Ela é “parte da nossa vida” e do nosso dia a dia e nem sempre damos a devida atenção. 

A falta de cuidados necessários com a rede elétrica, pode comprometer os equipamentos eletrônicos e até causar acidentes graves. 

Abaixo selecionamos alguns itens para ajudar você e sua família a se organizarem: 

Precisa fazer um reparo? Desligue a chave! 

Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, não se esqueça de bloquear a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa. 

Com um detalhe: se você não souber qual é o disjuntor que interrompe o fornecimento de energia daquele circuito especificamente, desligue o geral. 

A orientação vale até mesmo para trocar uma lâmpada, viu?! 

Use o benjamim com moderação 

Você sabia que cada tomada aceita uma carga máxima sendo necessário respeitá-la? 

Caso contrário a rede pode ficar sobrecarregada, provocar um curto-circuito, superaquecimento ou danificar os eletrodomésticos. 

Por isso, anote essa dica de ouro: só plugue mais de um equipamento em benjamins quando estiver certo que eles possuem baixa potência e juntos não vão provocar sobrecarga. 

Jamais use benjamim em equipamentos muito potentes, como micro-ondas e máquinas de lavar roupa. Eles precisam de uma tomada exclusiva. 

Leve para sua casa somente produtos certificados. 

Jamais, em tempo algum, compre produtos que não tenham a certificação do Inmetro! 

Usar produtos sem esse atestado é correr risco de choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo. 

Com segurança não se economiza. 

Chuveiro é bom e todo o mundo gosta, mas tenha cuidado! 

Você está super empolgado com o apartamento novo e é claro que faz questão de um chuveiro “daqueles”, para chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e renovar as energias! Fique atento: na hora de instalar um novo chuveiro, é importante que um profissional avalie qual é a melhor opção de cabo conforme a potência do equipamento. 

Se você costuma mudar a temperatura da água durante o banho, verifique o modelo de seu equipamento. Se for um elétrico tradicional, funciona com o acionamento dos contatos pela pressão da água e a mudança de temperatura com ele ligado gera uma faísca que pode ser transmitida para a água. Um perigo! 

Porém, se a sua escolha for um chuveiro eletrônico com hastes reguláveis, existe um sistema preparado para a mudança de temperatura de forma segura. 

Sempre afaste os equipamentos da água 

Aparelhos energizados, como secador de cabelo, por exemplo, devem ser usados com muito cuidado no banheiro! Existem inúmeros casos de acidentes gravíssimos porque aparelhos desse tipo nos banheiros podem se tornar condutores da corrente elétrica. 

Por isso, caso haja contato direto com a água, desligue imediatamente da tomada e não tente recuperá-lo. Leve a uma assistência técnica sem experimentar ligá-lo novamente. 

Para sua segurança, quando utilizar secadores de cabelo e chapinhas nos banheiros, esteja com os pés secos e de preferência sem contato direto com o piso. Use um chinelinho ou tapete. 

Nunca apague fogo de curto-circuito com água! 

Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, nem pense em jogar água! 

A água é condutora de eletricidade e você pode tomar um choque, ocasionando um acidente grave. 

Para sua segurança desligue a chave geral imediatamente e chame os bombeiros. 

Se for combater o fogo com um extintor, use apenas o de classe C (a indicação está no rótulo), específico para incêndio de equipamentos elétricos energizados. 

E por fim… 

Deixe o fio longe do calor 

Superfícies quentes, como fornos ou lareiras, podem resultar na degradação da capa isolante dos fios. 

Isso pode causar a exposição dos condutores energizados e prováveis acidentes. Por isso, desvie sempre a fiação, evitando o contato com locais aquecidos. 

Cavazani Construtora conta com todo o suporte e estrutura de segurança, mas sempre é bom lembrar que medidas preventivas no seu amado novo lar evitam acidentes, prolongam a vida útil dos aparelhos e você ainda economiza energia! 

Segurança e economia juntas? Quem não quer?!