A decoração vintage carrega parte da estética dos séculos XVIII e XIX, incorporando arte clássica e itens de antiquário, mas, calma! Seu apartamento não precisa virar um castelo ou um museu! Também não vai precisar comprometer o orçamento. Existem várias alternativas mais em conta. Uma delas? Pesquisar móveis e objetos de decoração nos brechós.
A diferença entre vintage e antiguidade é que, no caso da segunda opção, o objeto deve ter mais de 100 anos de criação. Essa regra é aberta a interpretações, mas serve como base para você saber se determinado ambiente está mais para o vintage ou para o clássico. Os estilos vintage e retrô se encontram em muitas situações. Tentar montar a decoração vintage da sala pode acabar rendendo uma sala retrô e vice-versa.
Tudo depende dos itens que você escolher colocar no ambiente:
Se a poltrona que você se apaixonou é mesmo dos anos 1960, é uma peça vintage.
Se é uma réplica, produzida atualmente, é retrô.
Sugestões de peças
Uma poltrona simples combinada com um quadro da fase Romântica da pintura, com uma moldura mais rebuscada, já dá o recado do estilo Vintage.
Outras alternativas são cortinas de tecidos nobres com acabamento clássico metalizado, estofados com botões, relógios de pé, penteadeiras e escrivaninhas antigas e paredes com boiserie (molduras na parede com um charme todo especial, usadas, inclusive, para isolamento térmico, sabe?)
E que tal dar uma “garimpada” entre os itens de casa da vovó? Aquele espelho com moldura de madeira trabalhada em arabescos pode ficar lindo, cheio de charme e ainda representar algo muito especial.
Os objetos de decoração para a sala vintage devem seguir a regra máxima do estilo: serem antigos de verdade.
#AntigoRealOficial
Uma vitrola, um carrinho de chá ou um telefone antigo são algumas peças capazes de trazer o espírito vintage a qualquer decoração.
Adora plantas?!
Elas também entram na decoração vintage e podem ser grandes aliadas na hora de imprimir o estilo. Isso porque você tem a oportunidade de reciclar outros objetos de decoração, transformando-os em estilosos cachepôs e vasinhos.
Uma sopeira de porcelana ou até mesmo uma xícara podem servir como lindos vasos!
Se você curte samambaia, invista! É super vintage! Para ter um quarto vintage você pode investir em móveis de madeira e usar e abusar das cores. Mesmo que não pinte as paredes em tons marcantes, é importante trazer cores terrosas em objetos de decoração, como almofadas e tapetes.
Um único móvel pode trazer a atmosfera vintage.
Uma roupa de cama e almofadas nos tons de vinho e alaranjados dão essa cara.
Você pode até comprar alguns tecidos de veludo e encomendar almofadas. Fica bem mais barato que comprá-las prontas.
Banheiro vintage
Gosta de azulejos em tom pastel? Fica lindo! Assim como louças e metais mais românticos.
Torneiras e chuveiros dourados ou acobreados, com design mais arredondado, garantem o visual vintage.
Pesquise bastante antes de investir. De repente você encontra objetos bem interessantes até nesses grupos de trocas e desapego das redes sociais.
Se estiver disposto a arriscar e se divertir na decoração vintage “faça você mesmo” tem boas opções de lojas e eventos estilo, “família vende tudo”, em São Paulo. É muito comum pela área central.
Quais cores investir?
Marsala, vermelho e tons alaranjados puxam o estilo vintage, assim como os terrosos.
Esperamos que essas dicas simples, mas selecionadas com carinho, tenham ajudado. Se ainda houver alguma dúvida deixe aqui o seu comentário.
Seu apê vintage vai arrasar!