A escassez hídrica que atinge todas as regiões do Brasil ameaça com a possibilidade de racionamento de água e tem castigado o bolso dos brasileiros com a bandeira tarifária vermelha que encarece bastante a conta de luz.
Em tempos de falta de chuva e com a implantação da “bandeira vermelha 2”, que demonstra a gravidade da situação, chegou a hora de dividirmos com vocês seis sugestões essenciais para economizar energia elétrica e aliviar a vida do pagador de boletos.
Os vilões
Nem todo eletrodoméstico consome muita energia, mas tem um grupo que pode ser considerado como o vilão do gasto energético. São eles: chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar. O segundo grupo considerado gastão de energia conta com geladeira, micro-ondas, freezer e lavadora de roupas. E aí, como economizar se o uso de alguns deles é essencial? Vamos às dicas:
Evite banhos longos
Em tempos de crise hídrica e energética, o banho não deve passar de cinco minutos. Se possível, priorize o uso do chuveiro nos modos “morno” ou “verão”.
Carregador de celular não pode ficar plugado
Deixar o carregador de celular na tomada sozinho consome bastante energia elétrica. Portanto, desligue o carregador da tomada assim que o aparelho estiver com a bateria cheia.
Lâmpadas LED iluminam sem gastar muito
Prefira ter em casa lâmpadas LED, pois elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais, ajudando a aliviar a conta de luz.
Não deixe aparelhos no ‘modo espera’
Não deixe seus aparelhos domésticos ligados no “modo espera”, pois eles seguem consumindo energia mesmo sem uso. A melhor forma de economizar é tirando os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso.
Geladeira eficiente
Sabe aquela antiga mania de deixar roupa secando atrás da geladeira ou do freezer? Isso faz o consumo de energia disparar. Para economizar na conta de luz, também verifique o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta muitas vezes.
Passar roupa?
Se você ainda está no time que passa roupas a ferro, não tem muito jeito de economizar. Porém, em vez de ligar o aparelho várias vezes, junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido.
Seguindo dicas simples como essas, você deixa de gastar água e energia em excesso, aliviando as contas do mês e ainda dando uma mãozinha para a Mãe Natureza!