O conserto de um vazamento ou uma prateleira prestes a despencar pode ser muito mais fácil que você imagina! Ainda que não seja especialista.
Mas para isso você precisa providenciar um kit de ferramentas para o seu apartamento!
Entre as vantagens de ousar e se arriscar na arte dos pequenos reparos domésticos, você não precisa depender de um horário disponível na agenda de um profissional e principalmente, economiza uma boa grana (olha que maravilha!), que poderá ser investida em infinitas possibilidades.
As dicas a seguir são sobre as ferramentas mais básicas. Para ser possível parafusar e desparafusar uma gaveta, arrumar a porta do armário, trocar a resistência do chuveiro ou até mesmo reparar um vazamento.
Kit de ferramentas
Chave de fenda e philips: as duas têm a função de parafusar e desparafusar e são essenciais para pendurar quadros ou colocar uma prateleira. Para trocar chuveiro também é necessário ter uma dessas.
Chave de grifo: para fazer a troca de canos, essa chave é fundamental. Também serve para desemperrar torneiras ou registros. Trava até mesmo em canos lisos.
Alicate universal: o alicate serve para cortar arames e outros materiais, além de ser útil para firmar objetos para trabalhar com outra ferramenta.
Martelo: o martelo tipo unha é um dos mais utilizados. Auxilia na colocação de pregos para pendurar um vaso ou um varal e em reparos de móveis em geral, como mesas e cadeiras. Com o outro lado, que se assemelha a uma unha, dá para extrair pregos tortos ou emperrados com muito mais facilidade.
Chave fixa: também conhecida como chave de boca, essa ferramenta se adapta a vários tipos de objetos que utilizam parafusos e porcas com perfil sextavado e quadrado.
Chave inglesa: conhecida com chave de boca regulável, essa chave é utilizada para apertar e desapertar parafusos. Tem como principal característica a regulagem da boca que pode assumir diferentes medidas.
Chave de testes: com elas os choques elétricos podem ser evitados com cuidados básicos de segurança. Esse equipamento pode te alertar sobre a existência de correntes elétricas e deve ser usado em instalações ou equipamentos domésticos que vão ser consertados.
Pregos e parafusos: esses não podem faltar. O ideal é comprá-los em vários tamanhos e formatos.
Trena: a falta de uma trena impossibilita a montagem de móveis e as mais diferentes manutenções. Afinal, o morador não vai ter nenhuma precisão. Portanto, não deixe de adicionar mais esse item na sua lista!
Fita isolante e veda rosca: instalar um chuveiro elétrico pode ser impossível sem essas duas fitas essenciais em qualquer manutenção, elétrica e hidráulica, respectivamente. A fita isolante protege circuitos elétricos, evitando acidentes. Já a fita veda rosca evita pequenos vazamentos.
Qualquer um desses itens pode ser encontrados facilmente em casas de materiais de construção ou supermercados. E lembre-se: se você não se sente confiante e prefere contar com a ajuda de um profissional, não arrisque. Prestadores da área são especializados e poderão resolver qualquer manutenção para você rapidamente e com segurança – que é o mais importante para você e sua família!