Redução dos juros e aumento do teto do valor dos imóveis estão entre as Novas Regras do Programa Casa Verde e Amarela.
Desde 27 de outubro deste ano, já valem as novas regras do programa Casa Verde e Amarela que ajuda famílias com renda familiar bruta de até 7 mil reais e utiliza os recursos do FGTS para realizar os financiamentos.
O aumento do teto do valor dos imóveis foi feito de forma regional e escalonada de acordo com a população das cidades. Assim, na maior cidade do país, São Paulo, o valor dos imóveis pode chegar até 264 mil reais. Outras localidades com grande população, os imóveis podem ter o valor máximo de 253 mil reais, como em Guarulhos.
Juros menores, maior poder de compra
Mesmo não havendo alteração dos juros para famílias com rendas abaixo de 4 mil reais, estas já contam com taxas diminutas e continuam sendo beneficiadas pelo Programa com as taxas de juros mais baixas da história para financiamentos imobiliários chegando a 4,25% ao ano, para quem contribui com o FGTS e comprará imóveis na região norte ou nordeste.
No Sudeste, as taxas sobem para essa faixa familiar, mas não deixam de ser extremamente atraentes, com 4,75% para os contribuintes do FGTS.
Para famílias com a renda entre 4 mil e 7 mil reais, as taxas de juros vão variar de acordo com a renda. Podem chegar a uma taxa de 7,66% ao ano, mais de 1% abaixo dos financiamentos não atendidos pelo Programa Case Verde e Amarela.
Para especialistas, o Programa pode beneficiar todos os atendidos pelo programa com a movimentação do mercado, e a venda facilitada para esses clientes.
Com as novas taxas de juros o cliente pode financiar mais que antes, pagando a mesma parcela, mas para isso é necessário que busque uma simulação que pode ser feita com corretores, nas agências da Caixa e nos Correspondentes Caixa Aqui.
Quem é Atendido pelo Programa?
Todas as famílias com renda bruta de até 7 mil reais podem ser participar desde que estejam comprando seu primeiro imóvel que atenda as condições do programa, estando dentro da faixa de preço e sendo imóvel novo.
Compreendida na faixa de rendas famílias com menor renda podem ter um subsídio de até R$ 47.500,00. Esse subsídio vai diminuindo conforme a renda familiar aumenta. É importante que os clientes façam as simulações para saber os valores de subsídio e juros, pois os juros e subsídios, variam de acordo com a renda mesmo dentre as escalas apresentadas. Cada simulação é única.
Todas essas mudanças foram publicadas na resolução CCFGTS 1008/2021 e 1009/2021 de 15
de setembro desse ano, e já estão em vigor.