Otimizar espaço é a chave para decorar varandas pequenas

Otimizar espaço é a chave para decorar varandas pequenas

Todo cantinho de casa merece um olhar especial para transformá-lo em um espaço acolhedor, isso é o mais importante, e a varanda tem um lugar especial no coração de quem vive em cidades grandes, mesmo as varandas pequenas.


Na falta de uma área ao ar livre, as varandas tornam-se cada vez mais um local de aconchego e até de trabalho, independentemente do tamanho. Certamente, com criatividade e boas dicas, dá para otimizar o espaço e transformá-lo naquilo que você quiser.


Mas, antes de colocar as mãos à obra, verifique as regras do seu condomínio para mudanças no local. Muitos deles têm especificações que impedem grandes mudanças. Para evitar multas, mantenha-se no regulamento. Boa convivência com a vizinhança é tudo e ainda pode inspirá-los a usar a varanda de outro jeito!

Jardim vertical: natureza pertinho de você

Para quem gosta de plantas, os jardins verticais são uma opção versátil para decorar a varanda. Em outras palavras, se você quer fugir da decoração tradicional com quadros ou fotos, use e abuse do jardim vertical. Além de ocupar pouco espaço, tem baixo custo e pode ser instalado por você mesmo. Tem opções para todos os gostos e estilos: treliças, painéis, vasos suspensos, estantes em forma de escada, entre outros. Você pode partir para uma horta caseira — Rita Lobo iria amar —, ou plantas caseiras como samambaias, antúrios, renda-portuguesa etc.

Móveis pequenos ou dobráveis: solução para a falta de espaço

Ter uma varanda pequena não é desculpa para não compor o espaço com mesa, cadeiras ou poltronas, por exemplo. Existem duas opções para não deixar a varanda ‘apertada’. Você pode optar por móveis menores. Para isso, a trena será sua melhor amiga na hora de escolher esses utensílios. Já a segunda opção é apostar em cadeiras dobráveis e uma pequena mesa circular, pois, poderá deixar as cadeiras dobradas quando não estiver na varanda e, assim, ganhar espaço.

Com que piso eu vou?

Em primeiro lugar, a transformação da varanda pequena pode passar também pela escolha de um piso diferente. A tendência atual é a aposta em decks de madeira, que elevam o piso e dão um toque diferente. Quem tem crianças e pensa em usar o espaço para brincadeiras, uma boa opção é a grama sintética. Para os mais tradicionais, um bonito piso cerâmico com uma composição de tapetes deixam a varanda com outra cara.

Espaço funcional. Por que não?

Sonha em ter um cantinho de leitura, home office ou mini bar e não faz ideia de onde colocar? Sim, sua varanda, mesmo pequena, pode ser a solução para transformá-la em um espaço funcional para o seu dia a dia. Inspiração é o que não falta. Em suma, o importante é você priorizar o que mais sente falta no seu lar e levar para este cantinho muitas vezes ‘esquecido’ da casa.

Mais espaço, por favor!

Pensa em ter uma sala mais ampla? Sua varandinha pode ser a solução, ou seja, por exemplo, remova as portas da varanda, nivele o piso e estenda essa área da sala. Além de ganhar um espaço extra, você ainda ganha como cortesia uma iluminação natural incrível que dará um toque especial para o seu lar.