A espera acabou! Depois de comprar o apartamento na planta e pegar as chaves, chegou a hora de iniciar aquela obra para tornar o seu lar do jeitinho que você sonhou.
Para dar conta do recado, novamente, entra o tal do planejamento para o orçamento não estourar e para que o tempo de reforma não ultrapasse o seu prazo para se mudar.
Reforma documentada
A reforma para entrada no imóvel próprio tem como principal característica aplicar ao espaço o conceito e o design do novo morador. No entanto, não dá para sair quebrando paredes e mudando tudo por conta própria. Obras desse gênero precisam do aval de um responsável técnico, tais como um arquiteto ou engenheiro, que vão criar o projeto de reforma e, assim, emitir o Atestado de Responsabilidade Técnica (ART), documento fundamental para formalizar serviços e alterações executados em um imóvel.
É neste projeto de reforma que estão especificados os tipos de piso, revestimentos, gesso, iluminação, marcenaria etc., bem como as etapas de execução de obras.
Mãos à obra
Com toda a parte burocrática resolvida é chegada a hora de iniciar a execução da sua obra. A sugestão para manter a obra organizada é deixá-la sob a administração de um empreiteiro.
Esta é a forma mais prática e segura de organizar os trabalhos, pois esse profissional fará o gerenciamento dos outros profissionais que executarão os serviços. Geralmente, o empreiteiro conta com uma equipe completa (marceneiro, pedreiro, pintor, azulejista etc.) para esse tipo de reforma.
Checklist da reforma
Para não se perder com todas as demandas da reforma, faça um checklist com todos os detalhes para que você possa acompanhar todas as etapas de execução da obra sem esquecer nenhum detalhe. Aliás, é importante que essa lista de tarefas siga uma ordem de execução para evitar danos nas áreas onde não serão realizadas obras. Seguir uma ordem de execução é garantia de economia de tempo e, claro, dinheiro.
– Caso vá manter o piso entregue pela construtora, é necessário aplicar uma proteção para que não sejam danificados.
– Se nos planos está a demolição de paredes, lembre-se que é necessário consultar o responsável pela obra, bem como o manual do apartamento. Isso serve para verificar a possibilidade de realização do serviço sem afetar a estrutura do prédio.
– As mudanças na rede elétrica vêm na sequência, caso precise substituir e instalar tomadas, luminárias etc. para que você utilize todos os aparelhos elétricos e eletrônicos com segurança.
– O próximo passo é cuidar das instalações hidráulicas e da impermeabilização de áreas como banheiros e cozinha.
– Agora é a vez da instalação dos revestimentos especificados no projeto e de pedras e bancadas.
– As instalações de esquadrias, forro de gesso, sancas e iluminação ficam por último, ao lado da pintura do imóvel com as cores pré-definidas no projeto inicial.
Obras finalizadas, prepare-se para se divertir com a decoração e aqueles toques especiais que vão deixar seu apartamento do jeito que você sempre sonhou.
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog para mais conteúdos
Siga nossa página do instagram e fique por dentro de todas as novidades!