Confira 5 Dicas Práticas para Fazer seu Planejamento Financeiro de 2023

Confira 5 Dicas Práticas para Fazer seu Planejamento Financeiro de 2023

De acordo com a pesquisa “Censo de Moradia’, comprar a casa própria é o desejo de 87% dos brasileiros. Por outro lado, adquirir um imóvel pode ser um dos maiores investimentos que uma pessoa irá fazer na vida.

Ou seja, para que você consiga conquistar sua sonhada casa é necessário um bom planejamento financeiro e tomadas de decisões responsáveis para evitar problemas no futuro.

Pensando nisso, separamos cinco dicas valiosas que te ajudarão a poupar dinheiro para alcançar seus objetivos. Confira!

  1. Faça um orçamento

Um dos primeiros passos para começar a se planejar financeiramente é organizar seu dinheiro. 

Para isso, crie um orçamento detalhado de todas as suas despesas, até das menores. Pode ser por meio de aplicativos de gestão financeira, anotações em um caderno de gastos ou até preenchendo uma planilha de controle. 

O importante é você conseguir visualizar toda sua situação financeira e ter uma noção maior do que pode ser economizado ou cortado os gastos.

  1. Guarde um valor fixo por mês e faça render

Depois de fazer um orçamento, reconhecer suas despesas e cortar os gastos desnecessários, comece a poupar um valor fixo mensalmente.

Você pode investir esse dinheiro em uma poupança, em um fundo de investimento, em renda fixa ou até no Tesouro Direto.

O ideal é que você pesquise qual modalidade funciona melhor para o seu estilo de vida ou entre em contato com um profissional da área para te ajudar. 

Ter essa disciplina no planejamento financeiro pode fazer com que você conquiste sua casa própria mais rapidamente, uma vez que seu dinheiro estará sempre rendendo. 

  1. Crie metas e prazos

Para poder avaliar se seu planejamento financeiro está dando resultado, uma boa forma de mensurar é criando metas possíveis de alcançar e prazos realistas. 

Tais práticas te ajudam a manter o foco e te motivam para continuar seu controle de gastos e suas economias. 

Você pensará duas vezes antes de fazer compras impulsivas, uma vez que a aquisição do imóvel próprio é seu maior objetivo.

  1. Evite as dívidas extensas

Quando se está em um processo de economia, é imprescindível evitar o parcelamento de  compras e uso desenfreado do cartão de crédito ou cheque especial. Quando possível, opte por comprar à vista. 

Se você possui dívidas antigas, procure formas de quitá-las o quanto antes para não atrapalhar seu financiamento imobiliário. Negociações à vista também ajudam a amortizar as taxas de juros.

No mais, tenha cuidado com seus gatos.

  1. Se precisar, faça uma renda extra

Às vezes, para alcançar nossos objetivos, precisamos de uma ajuda e, por isso, pensar em formas de adquirir uma renda extra pode ser útil para seu planejamento financeiro. 

Algumas pessoas buscam oportunidades de freelancer, dão aulas sobre um assunto que dominam ou até revendem produtos. Encontre o que mais combina com sua rotina e arrisque sem medo. 

A realização do sonho da casa própria já está te esperando e só depende de você!

Por fim, fale com um corretor, ele ou ela podem te ajudar a entender seu momento de vida e qual o melhor caminho a seguir na conquista da casa própria. Entre em contato com nossa equipe no WhatsApp (11) 99599-7380.