Plantas dão vida e cor na decoração do seu apartamento

Plantas dão vida e cor na decoração do seu apartamento

Viver em apartamento deixou de ser sinônimo de decoração sem plantas e sem vida. Portanto, estamos certos que as plantas precisam de um ambiente adequado para crescer, mas existem espécies adequadas para ambientes internos e dão um toque especial na composição da sua decoração.

Luz, água e dedicação

Ter plantas no apartamento requer três requisitos básicos e que não podem falhar: plantas precisam de luz, água e um pouquinho de dedicação para que elas se desenvolvam bem. Se você é da turma dos esquecidinhos e quer evitar que suas plantas tenham pouca duração, fique tranquilo. Existem alguns aplicativos que podem ajudá-lo a cuidar das suas plantas, por exemplo. Entre os mais eficazes temos o WaterMe ou  Plant Care Reminder, ambos criam lembretes acerca da água, cortes, fertilizantes ou outros cuidados necessários para manter suas plantinhas lindas.

O mais importante: um pouco de verde não faz mal a ninguém

O uso de plantas na decoração do apartamento vem ganhando espaço mundo afora, especialmente com a onda urban jungle. Porém, nem todas as espécies são indicadas para viver no interior do seu lar.

As plantas para ambientes fechados devem ser aquelas mais resistentes e que não necessitam de exposição diária ao sol. Imagina você ter de tirar e colocar vasos para áreas abertas diariamente? Em vez de decoração vira um trabalho a mais e a intenção não é essa.

As melhores plantas para o seu apartamento

Plantas resistentes são as melhores opções para o apartamento. E existe uma porção delas, com estilos diferentes, que podem encaixar em todas as decorações, desde a mais clássica a mais rústica. Confira dez opções:

Suculentas

As suculentas estão entre as mais queridinhas de quem mora em apartamento, pois, exigem poucos cuidados e têm uma imensa gama de variedade. Por exemplo, as rosas de pedra são ótimas opções para a bancada da cozinha ou na varanda.

Cactos

Os cactos também estão na tendência de decoração de interiores. Além da beleza exótica e rústica, são plantas fáceis de cultivar e ideais para apartamentos.

Palmeiras ráfias

Na sala de estar, uma boa aposta são as palmeiras ráfias. Dando aquele toque especial no ambiente para receber visitas.

Orquídeas

As orquídeas são ótimas para dar um estilo clássico à decoração, porém, somente três tipos são resistentes a ambientes fechados. São elas: as mini Phalaenopsis, Sapatinho ou orquídea joia.

Jibóia

A jibóia se adapta com facilidade a todos os ambientes e é daquelas plantas que não precisam de luz solar. Como cresce bem, fica linda em vasos suspensos ou em cima de prateleiras.

Peperômias

Conhecida como planta de meia sombra, as peperômias têm vários tipos, mas a mais comum é a chamada peperômia melancia. É uma daquelas plantas que não precisam de rega constante.

Pacová

Com folhas largas e de um verde intenso e brilhante, o Pacová ajuda a decorar os quatro cantos da casa. Como ela pode chegar até 2 metros de altura, o ideal é escolher lugares com espaço para ninguém ficar esbarrando na planta. Ideal para aqueles cantinhos da sala ou da varanda.

Costela de Adão

Certamente você já viu a chamada costela de Adão por aí. Planta clássica de ambientes fechados, adora uma sombrinha. Por isso, adapta-se bem ao apartamento.

Ficus

O Ficus é a planta que rouba a cena em qualquer ambiente. Se a intenção é trazer um pouco mais de verde para o ambiente interno, ela fica ótima na sala de estar ao lado sofá, rack e painel para TV. Também se encaixa super bem na sala de jantar.

Bambu

Para as decorações mais rústicas, aposte no Bambu da Sorte. Cheio de simbolismo e beleza, além de ser ótima planta para cultivo em casa, ainda tem como simbologia a chegada de sorte no lar, principalmente se você ganhar de presente.