O aluguel pode ser uma alternativa rápida para uma mudança: seja de cidade ou para quem deseja sair da casa dos pais e só. A opção precisa ser analisada como temporária e não definitiva. A longo prazo o aluguel deixa de ser uma opção e passa a ser um gasto sem retorno. No final de um período foi um dinheiro que não volta mais. Por isso que existem inúmeras vantagens de sair do aluguel e investir na casa ou apartamento próprio.
O aluguel é uma despesa que aumenta a cada ano pelos reajustes aplicados pelo índice de correção. Fora isso, ao longo do período que você fica no imóvel tem gastos com manutenção do apartamento ou da casa, um dinheiro pago para manter o bem de outra pessoa, ou seja, esse valor nunca será revertido para você.
Dependendo do valor gasto com aluguel pode ser mais negócio investir para comprar um apartamento na planta e realizar o sonho da casa própria. Enquanto mensalmente as parcelas são pagas ao locador, em um imóvel próprio, o dinheiro pago mensalmente ao banco deve ser encarado como investimento a longo prazo. O valor é aplicado em benefício próprio.
Comprar um apartamento ou casa pode ser algo trabalhoso, onde você deverá investir um tempo de pesquisa, avaliação, busca pelo imóvel ideal etc. Porém, acima de tudo, é um ônus prazeroso.
É necessário ter em mente que o esforço é para garantir o seu futuro e de sua família. E, atualmente, existem inúmeras maneiras facilitadas de comprar um apartamento, seja no parcelamento do valor do imóvel, consórcio imobiliário ou investimentos a longo prazo que facilitem a compra do bem.
Incorporadoras também facilitam quando o assunto é comprar um apartamento na planta, por isso, pense nessa possibilidade.
Quando o sonho e torna realidade
Fora todas essas vantagens, a mais importante, é que o imóvel adquirido será seu e, com o tempo, a tendência é de valorização do mercado. Dependendo da situação, principalmente, se for adquirido na planta, o valor pode até triplicar. Com o passar dos anos, o bairro cresce e qualquer benfeitoria no imóvel será agregada ao valor final, valorizando o bem.
No futuro, o imóvel pode virar uma fonte de renda. Em muitos casos, onde o proprietário precisa trocar de cidade devido ao trabalho, colocar o apartamento ou a casa para alugar pode ser uma fonte de renda certa por um determinado tempo.
Além disso, pode-se utilizar o bem para uma nova aquisição. Vendê-lo é a garantia de um novo investimento que pode ser usado como financiamento de um novo lar.
É claro que para investir na compra de um apartamento ou uma casa é preciso planejamento. É fundamental para organizar as finanças e, aí, buscar o melhor negócio.
Encarar o aluguel como provisório ou temporada ajuda na consciência de que é melhor investir em um bem próprio a ter uma despesa mensal que não irá gerar retorno para você, ou sua família no futuro.
Confira outros temas em nosso Blog e siga a Cavazani nas Redes Sociais.
Conheça nossos empreendimentos e more no que é seu!