10 passos para planejar a mudança e evitar imprevistos

10 passos para planejar a mudança e evitar imprevistos

Mudar de casa geralmente traz dois sentimentos: a alegria de uma nova morada e a preocupação em organizar a transição de um lar para outro sem imprevistos. Planejar a mudança com antecipação facilita o processo e evita a desorganização.

  1. Lista de tarefas
    O primeiro passo para uma mudança organizada é fazer uma lista geral com todas as tarefas necessárias para que o processo ocorra dentro do prazo, e claro, sem estresse.
    A ideia é que essa lista seja organizada por tópicos de todas as atividades referentes à mudança, facilitando a visualização de todas as pendências, além de ajudar na economia tempo.

  2. O que vai e o que fica
    Antes de iniciar a mudança para a casa nova, analise os itens que serão levados, doados ou vendidos. Esta é uma ótima oportunidade para apostar no minimalismo, que anda em alta, e fazer desapego de móveis, artigos de decoração, roupas, sapatos, livros etc.
    Ao fazer essa análise, leve em consideração o espaço da casa nova. A fita métrica e o bloquinho de anotações serão seus maiores aliados neste momento. Caso os móveis não se adaptem ao novo espaço, você pode vendê-los em sites de vendas e adquirir outros que se adequem à nova realidade.

  3. Todo cuidado com seus móveis
    A desmontagem dos móveis que partirão para a nova casa também precisa de muito cuidado e organização para que peças e parafusos não se percam no processo e, acima de tudo, que eles não sofram danos durante o transporte. Existem duas dicas de ouro para isso: se possível, contrate um montador de móveis para essa tarefa. Ele saberá qual a melhor forma de desmontá-los e saberá organizar peças e embalagem de tudo. Caso você mesmo fique com essa tarefa. Marque com etiquetas todas as orientações a remontagem dos móveis e separe peças e parafusos em saquinhos etiquetados para saber a quem eles pertencem. Isso evita aquele quebra-cabeças maluco na hora de montar tudo no novo apartamento.

  4. Hora de embalar
    Depois de definir o que vai e o que fica, seu próximo passo é adquirir embalagens para organizar a mudança. Neste caso, as caixas de papelão são ótimas opções, junto com fita adesiva e caneta marcador para embalar e fazer o transporte dos objetos. Caso entre os itens estejam objetos frágeis, como porcelanas e vidros, é necessário enrolá-los em plástico bolha para protegê-los. Lembre-se de indicar as embalagens que contêm itens frágeis para que a transportadora tenha cuidado extra com esses pacotes.

  5. Organize as caixas com etiquetas
    Ao empacotar roupas e objetos, separe-os por categorias por meio de etiquetas. Esta simples tarefa não só vai facilitar a organização da mudança, como a arrumação da casa nova. Para otimizar tempo, embale os objetos de um cômodo por vez, assim você estará mais focado em cada área e vai organizar as caixas com facilidade.

  6. Check-list para lembrar de tudo
    O “grande dia” chegou e com ele vem uma porção de tarefas a cumprir. Para não esquecer nenhum detalhe, faça o check-list do que não pode ficar para trás. Mesmo que você conte com o serviço de uma transportadora, lembre-se de levar com você itens pessoais e importantes como documentos, dinheiro, cartões de débito e crédito, notebooks e joias. Além de segurança, você evita sustos, desvios e até a danificação desses itens. Importante: deixe à mão itens e objetos de uso pessoal para que nesse vai e vem de uma casa para outra você não precise procurar as coisas nas caixas já fechadas.

  7. Instruções para a transportadora
    Lembre-se de passar à transportadora as instruções para que as caixas sejam entregues corretamente na nova casa. Reforce o cuidado com as embalagens contendo objetos frágeis e deixe suas informações de contato disponíveis para o responsável pela mudança, pois ele poderá procurá-lo caso seja necessário. Indique em quais cômodos cada móvel e caixa devem ser alocados na nova morada. Se sua orientação for seguida à risca, a organização da casa nova será ainda mais fácil do que imagina.

  8. Organizando a casa nova
    Mudança entregue, agora é hora de colocar tudo em seu devido lugar. O primeiro passo é organizar móveis, de forma que os cômodos fiquem minimamente organizados e funcionais. O segundo passo é instalar os eletrodomésticos, priorizando aqueles que são essenciais para o dia a dia, como geladeira e fogão, por exemplo.

  9. Desempacotando as caixas
    Por fim, chegou a hora de desempacotar todos os objetos levados para a casa nova. Para que essa arrumação seja organizada, abra as caixas de um cômodo por vez, para evitar que os objetos fiquem espalhados por toda a casa. Outra dica para facilitar a tarefa: enquanto desempacota as caixas, vá
    guardando roupas e objetos em seus devidos lugares. Assim você ganha tempo, já organizando armários e guarda-roupas.

  10. Hora de decorar
    Assim que tudo estiver em seu devido lugar, chegou o momento mais prazeroso: a decoração! Com o fim das caixas e malas por todos os lados, aproveite para decorar seu lar. A dica é decorar um ambiente por vez para que a sensação de um lar bonito e aconchegante vá aumentando conforme seu toque pessoal vá ganhando espaço.

Com essas dicas infalíveis, seu apartamento está pronto depois da mudança com muita ordem e sem aquele desespero de ver caixas e malas em todos os cantos. Agora, é hora de relaxar e se preparar
criar novas memórias com a família e os amigos! Bora, festejar?!

Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog para mais conteúdos

Siga nossa página do instagram e fique por dentro de todas as novidades!