6 Dicas para realizar seu sonho e conseguir comprar um apartamento

6 Dicas para realizar seu sonho e conseguir comprar um apartamento

Para a maioria das pessoas comprar um apartamento ainda continua sendo um sonho, principalmente, para quem deseja sair do aluguel ou da casa dos pais. Porém, em tempos de turbulência econômica, a grande dúvida das pessoas é; como juntar dinheiro para comprar um apartamento?

Para realizar esse sonho, visto também como necessidade, é preciso ter planejamento e foco nas finanças pessoais. Apesar de hoje em dia existirem várias linhas de crédito para financiamento, é necessário estar com as contas em dia para evitar problemas ao longo dos meses.

Para quem deseja juntar dinheiro para comprar um apartamento é necessário, em primeiro lugar, avaliar os rendimentos mensais. Coloque no papel todos os gastos fixos, como aluguel, por exemplo, e outras variáveis, como combustível, transporte, energia, supermercado, além daqueles gastos que podem ser reduzidos e até evitados.

Nesse cálculo não deixe nada de fora, inclusive, aquele cafezinho na padaria ou outros gastos que podem parecer pequenos, mas que no fim do mês, pesam no orçamento.

Evite compras por impulso, gastos que não estão no planejamento, aquele lanche no final do dia ou a ida à padaria todas às manhãs. Leve um lanche de casa para comer no trabalho, se tiver tempo e saber cozinhar, opte por marmitas tanto para o almoço quanto para a janta.

Revise suas necessidades: o plano de celular, o pacote de TV e internet da sua casa (será que são realmente necessários?), os gastos no supermercado etc.

Faça uma avaliação se o deslocamento até o seu trabalho sai mais em conta ir de carro ou de transporte coletivo, visto que carro você tem gastos elevados com IPVA, seguro, combustível, manutenção, estacionamento e eventuais visitas à oficina. Talvez, ir de transporte público pode render uma economia extra que vai ajudar na realização de um  sonho.

Então, vamos resumir as dicas:

1. Avalie seus rendimentos mensais e coloque tudo no papel

2. Relacione seus gastos, mesmo os de menor valor

3. Revise suas necessidades

4. Avalie seus deslocamentos

5. Evite compras por impulso

6. Tenha sempre suas contas em dia

A partir daí é preciso traçar as prioridades, eliminar os gastos supérfluos e definir o objetivo, como “quanto devo economizar?”. Esses questionamentos são essenciais para traçar um planejamento.

Economistas indicam que o ideal é ter uma economia de cerca de 30% do salário. No entanto, em muitos casos, é complicado chegar a esse percentual, por isso, defina o quanto deseja juntar e em quanto tempo. Assim, é possível fazer um planejamento de economia em cima dos gastos, reduzindo o máximo possível conforme o que foi definido.

Para realizar o sonho de comprar um apartamento, no entanto, é preciso pesquisar. Saber o valor necessário para adquirir o imóvel, conhecer as linhas de crédito disponíveis e quais as possibilidades de se realizar esse sonho.

Atualmente, uma opção para muitas pessoas, é comprar o apartamento na planta. O valor é mais acessível, e geralmente, o tempo de construção leva dois anos, a entrada para compra é facilitada e menor do que se fosse um apartamento pronto para morar.

Consórcio

Outra opção é um consórcio de imóvel que acaba sendo uma alternativa acessível. Para isso, escolha uma administradora confiável e uma parcela que caiba no orçamento. Outra vantagem é oferecer lances para tentar antecipar a contemplação.

Tenha em mente que não adianta tentar fazer uma economia sem um objetivo, naturalmente, o ser humano tende a relaxar quando não há nada a ser alcançado. Tenha em mente o que você deseja, quanto custa, quais alternativas e o melhor caminho. A partir daí, será mais fácil sentar e eliminar despesas supérfluas para ajudar a economizar e conquistar seu sonho.

Em resumo, é preciso paciência e planejamento. Só assim será possível juntar dinheiro para comprar o apartamento.

Gostou desse artigo? Visite nosso Instagram e conheça os empreendimentos Cavazani.