Assinei o contrato de compra do meu apartamento, e agora

Assinei o contrato de compra do meu apartamento, e agora?

Que gostinho de vitória né?! Essa é uma das maiores realizações de uma vida! 

Entre os preparativos para a mudança, você precisa se atentar a alguns detalhes importantes. 

Custos totais 

Você já ouviu falar do ITBI? Publicamos um post aqui no blog esclarecendo algumas das principais dúvidas a respeito desse imposto. Clique aqui e confira.  

Além do ITBI, é importante que você tenha conhecimento sobre outros custos que o trâmite envolve. 

Escritura 

É o contrato feito em Cartório de Notas que legaliza a transação de compra e venda do imóvel. Em caso de unidades adquiridas por financiamento, o próprio contrato feito com o banco vale como uma escritura de imóvel. 

Registro do imóvel 

Depois da escritura, você precisa fazer o registro no Cartório de Registro de Imóveis. É um documento que assegura por lei, quem é o proprietário da residência. O total é calculado por uma soma de várias taxas que podem variar dependendo do estado onde a propriedade está. Além disso, o valor do imóvel é considerado. Geralmente, não costuma ser maior que 1% do valor do imóvel. 

Laudo de avaliação do imóvel pelo banco 

É uma taxa cobrada pela instituição para fazer a vistoria do imóvel antes da liberação do crédito. 

Esses custos acima estão incluídos na promoção documentação grátis. Aproveite nossos preços acessíveis e economize ainda mais com a promoção de isenção de taxas de documentação. 

IPTU 

Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto devido por quem possui um imóvel em uma região urbanizada. O valor varia conforme o local e o tamanho do imóvel. Algumas prefeituras parcelam o valor em até 13 vezes. 

Mudança para o imóvel novo 

Todos os custos que envolvem esse gasto devem ser muito bem planejados. O preço pode variar muito dependendo da distância, da quantidade de itens e da própria transportadora. Por isso é importante que você faça orçamentos com algumas empresas e busque referências de pessoas conhecidas que tenham utilizado o serviço de particulares – que geralmente são bem mais baratos. Seja ousado(a) e pechinche! É importante que antes de contratar a empresa de mudança, você se informe sobre os serviços que ela oferece. Além do transporte, existe o volume da mudança, que pode precisar de um caminhão maior ou menor, o empacotamento, a desmontagem e a montagem dos móveis. Ou seja, quanto mais serviços executados pela empresa, mais oneroso será. Para reduzir os custos, vale a pena você mesmo empacotar alguns itens. Quer diminuir o valor final ainda mais? Já deixe os móveis desmontados. 

E para finalizar… Atenção aos prazos. 

Já que você quer tudo legalizado, algumas burocracias são fundamentais dentro desse processo. 

Por isso, fique por dentro dos prazos pedidos em cada etapa. 

Sabemos que a ansiedade com a mudança é grande. A família toda fica sonhando com o novo lar e mal vê a hora de empacotar tudo e arrumar na nova casa.