O que levar em consideração na hora de escolher seu primeiro imóvel.jpg

O que levar em consideração na hora de escolher seu primeiro imóvel?

Sozinho ou em família, a compra de um imóvel é uma das mais importantes e marcantes experiências da vida!

Só quem já viveu esse momento conhece o sabor da conquista.

Mais que um investimento, é a concretização de um grande sonho!

Realização que está ao alcance de todos, mas exige preparação e planejamento.

Entre as principais opções, os apartamentos são excelentes alternativas. Principalmente
quando o assunto é “segurança”!

Mas antes de assinar o contrato, você precisa levar em conta algumas questões fundamentais:

Pesquise sobre a localização

É preciso ter em mente itens como localização, acesso a transporte público e vias principais, infraestrutura de comércio pela área e segurança.

Morar com a família em um bairro predominantemente residencial, por exemplo, pode
significar mais tranquilidade.

Antes de efetuar a compra, caminhe pelas ruas no entorno do condomínio para explorar a região. Assim estará mais familiarizado ao ambiente antes de fazer parte dele.

Planeje a curto, médio e longo prazo

Faça as seguintes perguntas a si:
Qual o objetivo ao comprar o apartamento?
Você é solteiro e pretende se mudar quando casar?
Ou já é casado, tem filhos e busca um imóvel definitivo?

Essas variáveis devem ser elencadas para que o perfil da moradia satisfaça o padrão de vida que você deseja.

Tente pensar em como você se vê dentro de cinco ou dez anos. Se nos seus planos um imóvel como esse deve seguir atendendo às suas necessidades, então é sinal que está no caminho certo.

Você gosta de ter barzinhos por perto para sair à noite com os amigos ou prefere a tranquilidade de estar distante de todos para relaxar quando o sol se põe? Aqueles que gostam de ter uma vida noturna mais agitada por perto devem estar cientes que isso, em alguma medida, pode significar um pouco de barulho durante a noite.

Há quem não conviva bem com sons de buzina ou mesmo de conversas e prefira um isolamento acústico. Sendo assim, esses fatores devem ser analisados no local do imóvel. Se possível converse com moradores locais para sentir um pouco como é o clima.

Benefícios do condomínio

É cada vez mais comum os imóveis com área menor, mas que disponibilizam muitas áreas de convivência como salão de festas, piscina e outras opções de lazer.

Isso também deve ser analisado na hora de comparar a relação custo benefício. As utilidades do condomínio precisam ser compatíveis ao seu estilo de vida e de sua família.

E antes de qualquer uma das análises acima: em nome da sua saúde financeira e bem estar, organize suas finanças.

Para que essa seja uma jornada prazeirosa onde cada passo tenha um gostinho de vitória, você precisa colocar a vida financeira em ordem!

Conhecer o próprio orçamento em detalhes vai ajudar você e sua família a terem mais qualidade de vida enquanto durar o financiamento.

Vale lembrar também que é importante economizar ao máximo para que o valor da entrada seja o mais alto possível. Assim as parcelas das prestações serão mais baixas e consequentemente mais fáceis de pagar quando somadas às despesas habituais de seu novo lar.

E uma última consideração

Avalie a documentação do apartamento. Em caso de dúvidas, peça o acompanhamento de um corretor profissional e se certifique que o apartamento comprado possui registro no Cartório de Registro de Imóveis.