Como fazer uma mini horta hidropônica no apê

Como fazer uma mini horta hidropônica no apê

Você escolheu viver na cidade, mas adoraria uma horta para chamar de sua? É perfeitamente possível cultivar vegetais pelo método hidropônico no seu apartamento. Inclusive vai gerar economia para a família e uma oportunidade terapêutica! 

Para isso você precisa providenciar alguns equipamentos que podem ser encontrados facilmente em um mercado ou em uma dessas lojas bonitonas de construção e decoração. 

O método mais prático, é utilizando tubos de PVC brancos ou pretos, desses usados para esgoto mesmo, sabe? Com 10 a 20 cm de diâmetro para as produções como alfaces e tomateiros – apenas como uma sugestão de consumo, ok?! 

Você pode instalar esses tubos na parede da varanda intercalando os produtos – já vai programando a estética quando as hortaliças e vegetais crescerem! Para causar aquele efeito bonitão! Aquela hortinha “viçosa”, como dizem os mais experientes. 

Os tubos precisam ser furados com serra copo (acessório para fazer cortes e furos), no lugar que as plantas vão ficar, com espaçamento conforme o tipo de produto que você escolheu. Por exemplo, para alfaces, a recomendação é cerca de 20 cm, para morangos de 25 cm. 

As extremidades dos canos precisam ser vedadas e uma ligação com mangueiras faz a solução nutritiva que você escolher (mercados e floriculturas, oferecem!) entrar pelo topo no primeiro cano e percorrer os demais. 

Se essa sugestão atender as suas expectativas, só vai precisar (além dos cabos) de: 

-suporte, para fixação na parede; 

-mangueira, para a condução da solução; 

-bomba, para o transporte da coluna de líquido 

-um recipiente para recolhimento; 

-filtros e “timer”, para controlar o tempo de programação. 

Outra opção é usar molduras de madeira ou alumínio com fios de nylon, ou arame estaqueados em treliça reta, ou em diagonal. 

As plantas para a horta podem ser semeadas normalmente como é feito para cultivo em solo, em sementeiras de caixotes ou bandejas especiais. 

Na hora de transplantar, só precisa ter o cuidado de utilizar uma colher para abrir o substrato e depositar a mudinha. Lembrando que o substrato precisa ser “aconchegado” novamente. 

A perda de mudas no transplante é bem comum porque pode haver danos às pequenas raízes. 

Um calendário de semeadura pode ser um grande aliado! Assim você poderá ter sempre mudas em ponto de transplante substituindo as que foram retiradas para consumo. 

Dica de ouro: alfaces e rúculas produzidas em seu apê não vão precisar ser colhidas com raízes e inteiras como aquelas comercializadas em feiras e supermercados. Pode ir retirando as folhas mais externas, preservando a parte interna e assim garantindo um consumo inteligente e mais duradouro.  

Se a sua varanda for um local que recebe bastante luz natural, por pelo menos 4 horas ao dia, você pode colocar uma bancada com vasos ou jardineiras com plantas em cultivo hidropônico, sempre seguindo as sugestões que indicamos por aqui. 

Assim, vai poder cultivar alfaces, cebolinhas, salsas, rúcula, radite e outras hortaliças para suas receitas! 

Dica de limpeza 

O cultivo hidropônico em interiores pode ter o problema do pó levantado pela limpeza da casa. 

O pó diminui a área de exposição à luz da planta, comprometendo a fotossíntese, atrapalhando todo desenvolvimento e produção. 

Limpar com água limpa e algodão enrolado em um pauzinho de churrasco ou bambu para folhas maiores, como nas ornamentais do tipo filodendros, é uma excelente alternativa! 

Sua horta precisa estar bem nutrida! 

Quando colocar a solução nutritiva, deixe por 30 minutos para que as raízes possam absorver os nutrientes. Depois, abra os tampões e deixe escorrer. 

As águas de regas com a solução vão percorrer pelo substrato e serão coadas para um recipiente embaixo do vaso, que pode ser daqueles fundos de plástico vendidos muitas vezes com os vasos. 

Gostou da ideia? Então mãos à obra para deixar seu apartamento mais bonito, aconchegante e oferecer mais saúde e economia para sua família!