Decorar imóveis pequenos costuma ser desafiador, já que é preciso acomodar todos os itens nos cômodos e, ainda, garantir um bom espaço para a livre circulação.
Pensando nisso, selecionamos 7 ideias inspiradoras para decorar imóveis pequenos. São dicas simples e práticas, que envolvem o uso estratégico das cores, o posicionamento correto da mobília e, claro, orientações para que seu espaço não se torne apertado.
Boa leitura!
1. Aposte em cores claras
As cores claras são bastante estratégicas em imóveis pequenos, afinal, elas trazem a sensação de maior expansão do ambiente. Dessa forma, além de apostar em tons neutros, vale investir em pisos, cortinas, tapetes e móveis mais claros, como branco, bege, cinza claro ou até mesmo cores pastéis.
Se desejar incluir cores escuras e mais vibrantes na sua decoração, aposte em detalhes, como almofadas, poltronas, cadeiras, mantas de sofá ou escolha pintar apenas uma parede de tonalidade escura.
2. Móveis sob medida
A melhor forma de acomodar a mobília para aproveitar bem o espaço é investir em móveis planejados. Assim, você otimiza o espaço, além de poder escolher as cores desejadas e personalizar detalhes do acabamento.
3. Aposte em espelhos
Os espelhos ficam lindos na decoração e há diferentes molduras e acabamentos que se adéquam ao seu estilo. Mas já parou para pensar porque eles são colocados em elevadores, hall de entrada e outros espaços? É isso mesmo: eles trabalham uma noção de expansão do ambiente. Por isso, eles ficam incríveis na decoração de imóveis pequenos, especialmente em espaços de convivência, como perto da mesa de jantar.
4. Mantenha a área de circulação livre
É preciso deixar pelo menos 60 cm para a circulação pelo ambiente. Por isso, evite usar mesas de centro na sala. Outra dica para decorar imóveis pequenos é apostar em buffets e estantes suspensas, que permitem acomodar puffs e cadeiras na parte inferior, atribuindo leveza para a decoração.
5. Aposte em ambientes integrados
Se você vai construir ou reformar, é possível apostar nos ambientes integrados, caso a estrutura permita uma reforma. O mais comum é integrar cozinha e sala, deixando o ambiente mais amplo e naturalmente iluminado.
6. Tenha móveis funcionais
Na decoração de imóveis pequenos, ter móveis funcionais garante que o espaço seja ainda mais otimizado. Afinal, sua cama também pode ser um armário, no caso de box baú, liberando a necessidade de um guarda-roupa maior. Puffs também são excelentes para armazenar roupas, cobertores, toalhas de banho, colchas e outros itens sem precisar de um armário extra.
7. Iluminação estratégica
Assim como as cores claras nas paredes, revestimento, móveis e demais itens da sua decoração, manter a casa ou apartamento bem iluminado é mais um truque para dar mais sensação de espaço. Para decorar imóveis pequenos, aposte em luminárias perto das mesas, abajur no canto da sala para iluminar e também deixar mais aconchegante, além, é claro, de priorizar a luz natural durante o dia.
Gostou desse conteúdo? Leia também nosso post sobre planejamento de reforma de apartamento e veja o que você precisa saber antes de decidir pela integração de espaços.