Jardim vertical na varanda

Jardim vertical na varanda

Que tal um lindo jardim na varanda do apê?

Se bem cuidado qualquer jardim fica lindo, concorda? 

Antes de mais nada, um jardim, na varanda do seu apartamento vai tornar o espaço mais decorado e com um toque de frescor. 

Se forem fixos nas paredes, deixam o chão livre para outros elementos. 

Por isso é uma forma otimizada e criativa de decorar o apartamento. 

Principais vantagens 

O contato com a natureza é terapêutico! Traz inúmeros benefícios à saúde emocional, sensação de aconchego e boas energias. Além disso, os cantinhos verdes dão muito mais charme e vida aos ambientes. 

Um jardim na varanda também contribui para o controle térmico e sonoro dos espaços, limpa o ar local retirando as impurezas e anulando energias ruins. 

Como cultivar as plantas em jardins suspensos 

Para o sucesso do seu jardim na varanda, você precisa, além da iluminação natural, de quantidade suficiente de água. O solo precisa ser bem drenado e nutrido. A utilização de substratos no fundo dos vasos pode ser fundamental, o mais comum é a argila expandida, por exemplo. 

Sobretudo, além do visual diferenciado do canteiro, um jardim vertical também colabora para um cultivo mais prático das espécies! 

Obviamente não é toda planta que aceita ficar o tempo todo exposta em um ambiente menor. 

Sugestões de plantas para varanda ensolarada 

Cactos 

Ótimos! Fáceis de cuidar e gostam de receber bastante luminosidade. Você pode investir em diferentes cactos para o ambiente e deixar a varanda linda. Os maiores, como o Mandacaru, podem ficar no chão, já os menores, em mesas de apoio ou sobre algumas prateleiras. 

Crássula 

É super fácil de cuidar! Não exige muita rega e se adapta facilmente ao ambiente ensolarado. Se na sua varanda não bate sol, a crássula também vai se sentir muito bem. 

Dasilírio 

Fica lindo com pouca rega, mas, precisa tomar bastante sol diariamente. Dica importante, se você for investir no dasilírio em vasos de plantas, o ideal é deixá-lo em um cantinho do ambiente que não tenha muita circulação. É uma planta com hastes serrilhadas e se não manipulada com cuidado, pode machucar. 

Barba de Moisés 

Uma graça! Mas atenção: Barba de Moisés precisa receber sol apenas uma parte do dia para se desenvolver. 

Yucca 

Super prática e versátil, pode ficar em varandas que recebem muito ou pouco sol. Não precisa de muita rega e preferencialmente o solo deve ficar seco pela maior parte do tempo. 

Clúsia 

Entre as mais resistentes, conta com algumas flores brancas que vão deixar a varanda do seu apê ainda mais linda e com um toque de charme e delicadeza. Precisa parcialmente de sol. Então, a rega precisa ser feita com frequência. 

Lança de São Jorge 

Essa planta adora sol, é resistente e precisa ser regada uma vez por semana. Atenção: depois disso, a Lança de São Jorge precisa de um vaso com boa drenagem para que as raízes não apodreçam.  

E se não bater sol na varanda? 

Existem lindas plantas para encher a sua varanda de alegria! 

Samambaia 

Muito fácil de cuidar, é um dos tipos ideais de plantas pendentes para decorar a varanda. E quanto aos cuidados? É só manter o solo sempre úmido e fazer podas regulares. 

Pacová 

Lindíssima! Quando bem cuidada pode crescer bastante, então dependendo de como você idealiza o seu projeto de jardim na varanda, o Pacová pode ocupar muito espaço. 

Zamioculca 

Pode ser regada apenas uma vez na semana, portanto, é uma planta para varanda de sombra bem fácil de cuidar e que se destaca pela beleza. 

Xanadu 

Se você gosta de folhagens amplas e viçosas, a Xanadu é encantadora. A primeira vista, os cuidados são fáceis, mas constantes. Ela precisa de rega três vezes na semana se estiver no vaso, mantendo a terra sempre úmida. 

Hera Variegata 

Bem interessante para as varandas menores, são volumosas, por isso trazem mais beleza à decoração. Como são pendentes podem ser colocadas em suportes ou prateleiras para plantas na varanda, por exemplo.

Jiboia 

Para esclarecer, é super fácil de cuidar, só precisa de sombra. Então, a rega não deve ser em excesso para não apodrecer a raiz. 

Os jardins verticais não precisam ser presos às paredes. Eles podem ficar suspensos por correntes de metal ou cordas cruas fixadas ao teto – como as lãs e tecidos moldados na técnica do macramê. Então os vasos podem ser de plástico, concreto ou vidro (tem até aqueles feitos em materiais reciclados, como latas de compotas). 

Em suma, esperamos que essas dicas tenham ajudado e você passe um tempo divertido e relaxante preparando seu lindo jardim!