Vários são os desafios quando o assunto é organizar as despesas pessoais. São muitas renúncias que devem ser feitas em busca de um planejamento para realizar um determinado sonho. Para comprar o imóvel próprio não é diferente. Contudo, nesse caso, o desafio é ainda maior, por se tratar de um bem de alto valor e que vai provocar uma dívida de longo prazo.
Por isso, organizar o orçamento é essencial para quem deseja realizar esse sonho sem comprometer as finanças no futuro.
Antes de mais nada, qual seu sonho?
Antes de qualquer passo, é preciso definir o tipo de sonho que deseja alcançar e em quanto tempo. Tendo em vista o objetivo as coisas tendem a ser mais fáceis na hora de definir o planejamento.
Pesquise pelo imóvel que deseja comprar, isso inclui localização, estado de conservação, se é novo, na planta, valor que será investido etc. Esse é um passo fundamental para enxergar as contas e começar a organizar o orçamento pessoal.
Gastos na ponta do lápis!
Feito isso é hora de encarar as contas do mês. Comece listando todos os gastos e separe as despesas fixas mensais (aluguel, energia, condomínio, gastos com transporte, etc) das despesas variáveis (cartão de crédito, lazer, bares e restaurantes, presentes e gastos pessoais).
Divida isso em duas colunas para conseguir definir aquilo que é essencial que pode ser reduzido ou até cortado das despesas.
Para realizar o sonho de comprar o imóvel próprio é necessário separar uma parte dos rendimentos de modo a formar um capital que possa servir de entrada. Isso é fundamental na hora de ajudar a negociar prazos e juros de financiamento, além de diminuir as parcelas de pagamento. O valor vai depender do sonho de cada um, de quanto vai custar o imóvel e a forma de pagamento, por isso, a necessidade de saber previamente o quanto deseja investir no sonho conforme o rendimento familiar.
Na formação do capital tenha em mente em separar uma parte do orçamento para concretizar o desejo de comprar o imóvel. Separe um percentual da receita conforme o planejamento definido. Da sua receita, também separe uma quantia para realizar os gastos extras para que o cartão de crédito não vire um vilão na formação do seu capital.
Ao longo dos meses analise suas contas e como os gastos têm se comportado de acordo com sua rotina. Nunca perca suas contas de vista, sempre faça uma avaliação daquilo que pode ser cortado ou reduzido. Se em determinado mês houve um gasto extra com uma necessidade, tente no próximo mês evitar esse tipo de surpresa ou diminuir em algum dos lados para que isso não interfira na formação do seu capital.
Invista seu dinheiro
Tão importante quanto separar uma parte do orçamento, é investir o dinheiro que pretende utilizar lá na frente para comprar o imóvel próprio. Se para realizar o seu sonho você irá levar dois ou quatro anos, saiba, que nesse período você precisa encontrar um investimento seguro e que possa render juros para o seu capital.
Lembre-se de pesquisar as opções nos bancos, corretoras de valores, etc.
Veja quanto de juros cada um lhe oferece, se tem taxa de administração e quais os prazos. Lembre-se, no mercado, atualmente, há inúmeras opções de investimentos em renda fixa que podem lhe render bons juros (mesmo com a taxa Selic reduzida).
Isso vai variar conforme o prazo que pretende deixar o dinheiro investido, por isso, da importância de saber quando e em quanto tempo pretende conquistar o objetivo.
Para realizar o sonho de comprar um imóvel é preciso planejamento, como em tudo na vida. Não há segredo, o ideal é ajustar as contas ou organizá-las, se for o caso.
Com um pouco de atenção e disciplina, as coisas podem se tornar bem mais fáceis e prazerosas!
Confira outros temas em nosso Blog e siga a Cavazani nas Redes Sociais.
Conheça nossos empreendimentos e more no que é seu!